domingo, 7 de junho de 2009

Sepultura, Angra e Silent Cry em Governador Valadares

Com excelentes apresentações, bandas fazem show inesquecível no Leste Mineiro


















Por Honofre Campos de Souza
Jornalista/Publicitário (H&G Comunicação)

Quem apostou em apresentações fracas e desanimadas por parte das bandas Angra e Sepultura em Governador Valadares se deu mal. Esta hipótese chegou a ser especulada uma vez que as bandas percorrem o Brasil em tournê inédita e haviam se apresentado na sexta-feira (29/05) no Rio de Janeiro, Sábado (30/05) em Vitória e no domingo, fechariam o final de semana em Valadares, sendo este o único show da tour em Minas Gerais até o momento.
Muito ao contrário do que alguns imaginaram, as grandes atrações da noite deixaram o público extasiado com tamanho entusiasmo, motivação e profissionalismo. Valadares, que pela primeira vez recebeu o Sepultura (Angra já havia estado aqui em 2005) recebeu os convidados com um som de alto nível e um local adequado para a realização do evento.
Quem foi ao show curtiu ao extremo. A opinião geral sobre o evento é de que realmente tanto a prata da casa, Silent Cry, quanto Angra e Sepultura, mataram a pau. O curtíssimo espaço de tempo para passagem de som prejudicou um pouco os preparativos para o show do Silent, mas não impediu que a banda fizesse uma bela apresentação, marcando com dignidade os 15 anos do grupo e o lançamento do DVD Dark n’ Live.
Após um curto intervalo o Angra subiu ao palco. Abrindo o show com os clássicos “Carry on” e “Nova era”, a banda levou o público ao delírio. Com músicas de praticamente todos discos, o grupo manteve o nível da apresentação do início ao fim, deixando o público realmente sem fôlego. Num entrosamento perfeito os guitarristas Rafael Bitencourt e Kiko Loureiro mostraram sem dúvida um show à parte. Confessori nas baquetas também fez sua parte, deixando claro que o Angra está de volta e pronto para reassumir o lugar de destaque que sempre ocupou no cenário metal brasileiro e mundial.
Ainda durante a apresentação do Angra integrantes do Sepultura se preparavam no camarim. O baterista Jean Dolabella era pura concentração. Enquanto o guitarrista Andreas Kisser concedia entrevista á imprensa, o vocalista Derick ..se alongava. Já o baixista Paulo Xisto aproveitou alguns momentos para circular entre o público e sentir melhor o clima do evento. Simpático, se deixou fotografar com vários fãs ao lado do palco. Instantes depois, os preparativos finais para o show mais aguardado da noite.
Com os primeiros sons de A-Lex I os integrantes do Sepultura se dirigiram ao palco. Tudo pronto. E em seguida veio o bombardeio sonoro com Moloko Mesto, estremecendo as estruturas do parque de exposições. Seguindo o set list da tour, na primeira fase do show o Sepultura ajustou o foco no disco novo, tocando os principais temas. Mas ao relembrarem músicas de álbuns como Schizophrenia, Beneath the Remains e Arise, o grupo provocou reações indescritíveis no público.
Com uma incrível performance o Sepultura provou que, apesar das várias mudanças na formação, continua imbatível no palco. No final, convidaram os colegas do Angra para a esperada Jam Session, tal qual vem sendo feita nos shows da tour. Juntas as bandas tocaram “Immigrant Song”, do Led Zeppelin, e “Paranoid”, do Black Sabbath, enterrando de vez toda e qualquer dúvida sobre a qualidade das bandas em sua nova fase.